terça-feira, 11 de junho de 2013

Receitas - Talharim ao molho branco light

Rendimento: quatro porções. 
Grau de dificuldade: fácil.
Tempo de Preparo: 35 minutos.


Ingredientes: 500 gramas de talharim cozido al dente, três colheres das de sopa de farinha de trigo, quatro xícaras de chá de leite desnatado, sal a gosto, quatro xícaras de brócolis, duas xícaras de chá de cogumelos frescos picados e oito colheres de sopa de queijo parmesão ralado. 

Modo de preparo: Em uma panela, coloque a farinha bem dissolvida no leite, tempere com o sal e deixe em fogo baixo até engrossar, mexer sempre. Refogue rapidamente em fogo forte os brócolis e os cogumelos temperando a gosto com sal e pimenta. Misture o talharim com os brócolis e os cogumelos. Regue com o molho branco e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Sirva ainda quente.

Receitas - Talharim com molho de cenoura

Rendimento: seis porções.
Grau de dificuldade: fácil.
Tempo de preparo: 35 minutos. 


Ingredientes: 400 gramas de macarrão no formato de talharim, cozido al dente, duas colheres de sopa de azeite de oliva, três xícaras de cenoura ralada grosso, duas colheres de sopa de cebola picada, ¼ de xícara de chá de folhas de hortelã, uma colher de sopa de suco de limão, um pote de iogurte natural desnatado (200 gramas) e ½ colher de chá de sal ou a gosto.
Modo de preparo: Numa panela média, aqueça o azeite em fogo alto. Refogue a cenoura e a cebola até ficarem macias (cerca de quatro minutos). Adicione os ingredientes restantes, misture e deixar aquecer bem. Escorra o macarrão, misture com o molho, transfira para uma travessa e sirva a seguir.

Macarrão engorda ou não?


   Nos últimos anos o mercado de massas alimentícias tem registrado crescimento em torno de 18%. E, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) este número tende a crescer. Isso porque a falta de tempo tem feito com que a praticidade seja um quesito primordial na hora da compra. O que significa que o consumo de produtos de fácil preparo, como o macarrão, por exemplo, deverá aumentar. 

"Atualmente o tempo médio gasto para preparar refeições é de 20 minutos, ao passo que na década de 80 as pessoas chegavam a ficar duas horas envolvidas com o preparo de um prato na cozinha", comenta Cláudio Zanão, presidente da Abima. 

Para Zanão, foi-se o tempo em o macarrão era tido como inimigo de uma dieta saudável. Hoje, inclusive, estudiosos do mundo todo apoiam cada vez mais a importância de vários tipos de alimentos nas refeições, ao invés de um único tipo de comida ou nutrientes individualmente considerados. 

"Durante um congresso científico realizado em 2010 no Rio de Janeiro, 13 pesquisadores de diferentes nacionalidades divulgaram um consenso no qual defenderam que as refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente", ressalta Zanão. 

A nutricionista Vanderli Marchio, ri, que fez parte do Consenso Científico, defende que comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso. 

"Para a maioria dos especialistas em nutrição o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos".

Faça um delicioso macarrão para o seu amor

 Comemore o dia dos namorados, com um jantar maravilhoso, feito por você!!!

          Macarrão para os Namorados



          Ingredientes
  • 1 cebola pequena picada (50 gramas)
  • 1 tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos médios (120 gramas)
  • 1 colher de sopa de gengibre ralado
  • 1 tablete de caldo de legumes dissolvidos em 2 xícaras de chá de água
  • 1 caixa de creme de leite (200 gramas)
  • ¼ xícara de chá de ervilha
  • ¼ xícara de chá de champignon fatiado
  • sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto
  • 2 colheres de sopa de requeijão cremoso
  • 100 gramas de pene (1 ¼de  xícara de chá)
  • 200 gramas de camarão limpo temperado com 1 colher de café de azeite e sal
  • 30 gramas de castanha de caju picadas (¼ de xícara de chá)

          Modo de Preparo
  •  Numa tigela misture a cebola pequena picada, o tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos médios, o gengibre ralado, o tablete de caldo de legumes dissolvidos na água, o creme de leite, a ervilha, o champignon cortado ao meio, sal e pimenta dedo-de-moça picada a gosto e o requeijão cremoso. Reserve.
  •  Divida o pene em 2 refratários e despeje a mistura reservada, tomando cuidado para que o pene fique totalmente coberto com o líquido, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno a 200°C por 35 minutos. Retire o laminado, coloque os camarões e a castanha de caju picada e deixe por mais 10 minutos ou até o camarão estar cozido.
          Deu certo? Compartilhe conosco sua experiência.