segunda-feira, 3 de junho de 2013

Massas - Conheça um pouco de sua história

Em culinária, chamam-se massas a dois tipos de ingredientes para preparar alimentos e ainda a um alimento já pronto para comer:


- A mistura de farinha com líquidos usada para fazer pão, bolos ou outros alimentos geralmente cozidos no forno, ou fritos como as panquecas, os crepes e os pastéis; 


- As massas alimentícias, como o espaguete, o macarrão, o cuscus ou o min da culinária oriental, que são também feitas de massa de farinha e água (e, por vezes ovos), secas e depois fervidas em água; 

A massa de farinha cozida em água da culinária africana.



História

Sabe-se que a massa começou a ser preparada logo que o homem descobriu que podia moer alguns cereais, misturar com água e obter uma "pasta" (= "massa") cozida ou assada. É difícil dizer onde e quando isso aconteceu. Muitos foram os momentos em que a massa esteve presente na alimentação humana e até os historiadores têm opiniões distintas entre si. A história da massa como um todo (não existe uma história do "macarrão", em especial, nem esta é uma denominação comum a várias regiões ou a o universo dos falantes de nenhuma das línguas latinas) se confunde com alguns fatos históricos que nos mostram a trajetória deste apreciado produto ao longo dos séculos.
Textos de civilizações antigas relatam que os assírios e babilônios, por volta de 2.500 a.C. já conheciam um produto cozido à base de cereais e água.
A primeira referência, e mais próxima ao Ocidente, da massa cozida está no Talmude de Jerusalém. O livro que traz as leis judaicas do Século V a.C.. Em Roma, no Século VII a.C. comia-se uma papa (massa, portanto) de farinha cozida em água, chamada pultes. Com legumes e carne era chamada de puls púnica, com queijo fresco e mel, puls Júlia.



História do Macarrão

O macarrão começou a ser feito logo que o homem descobriu que era capaz de moer os cereais, misturar com água e obter uma pasta cozida ou assada. As primeiras massas semelhantes ao macarrão surgiram nas civilizações assíria e babilônica, por volta de 2500 a.C. e tratava-se de uma pasta cozida de cereais e água. Algo mais próximo ao nosso macarrão ocidental surgiu em Jerusalém, no século V, em que os hebreus comiam em rituais judaicos uma espécie de farinha cozida em água conhecida como Itriyah.
A versão mais aceita é que foram os árabes os pais do macarrão, tendo o levado à Sicília no Século IX. Pelo fato da Sicília ter se transformado em um importante centro comercial da época, os navegadores transportavam o produto para importantes portos do Mediterrâneo, difundindo o macarrão em várias regiões, inclusive na Itália. Posteriormente se chega à maior contribuição do macarrão: a italiana. Os italianos inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos de massa, incorporando também ao macarrão, a farinha de grano duro, permitindo o cozimento correto.