quinta-feira, 6 de junho de 2013

Spoleto tira proveito de viral irônico

Anunciante aproveita sucesso de vídeo criticando o atendimento em seus 


restaurantes e encomenda continuação divulgando SAC


TERESA LEVIN| »
30 de Agosto de 2012




O sucesso de um viral ironizando o atendimento do Spoleto, que alcançou mais de 400 mil page views, mexeu com o anunciante. Mas ao invés de ir contra a iniciativa, a rede de restaurantes de fast food aproveitou a situação, procurando os criadores do vídeo inicial para encomendar uma continuação, desta vez divulgando o seu serviço de atendimento ao cliente.
Ao ver no ar, no dia 13 de agosto, o vídeo de humor - na época com apenas 300 visualizações - criado pela Porta dos Fundos, que tem como sócio o comediante Fabio Porchat, o Spoleto propôs uma parceria. Sugeriu o patrocínio do canal da produtora no YouTube e alteração do nome do viral para Spoleto e ainda encomendou o vídeo Spoleto 2 – o retorno, que entrou no ar nesta quarta-feira, no site Kibe Loco.

O objetivo da rede de restaurantes é valer-se da oportunidade para ativar o SAC da empresa. “A pressão faz parte do nosso modelo de negócio e da correria de uma refeição executiva, mas não toleramos um atendimento ruim, nem que os clientes se sintam tão pressionados como mostra de forma bem humorada o filme”, explica o diretor de marketing e franquia do Spoleto Antonio Moreira Leite.

A ação do Spoleto levou o irônico site Kibe Loco a elogiar a iniciativa do anunciante que ao invés de processar os criadores do vídeo, juntou-se a eles, em uma movimentação que não é usual no mercado.

A história da rede de fast food ganha este curioso desfecho na mesma semana em que a página do Facebook Gina Indelicada, uma bem humorada criação de um estudante de publicidade inspirada na famosa marca de palitos, alcança quase 2 milhões de seguidores. Apesar do sucesso, a empresa a frente da marca Gina ainda não capitalizou a publicidade instantânea que ganhou graças a piada com seu produto icônico.

Ambos os casos lembram ainda um outro, acontecido anteriormente, protagonizado pelo Bradesco. Um cliente que perdeu um cartão fez um comunicado em formato de poesia ao banco, em sua página no Facebook. Surpreendentemente, o Bradesco respondeu da mesma forma: com versos poéticos citando o correntista e o que deveria ser feito.







Artigo: O setor de Marketing do Spoleto conseguiu reverter uma situação muito delicada, o sucesso de um vídeo que falava mal do seu atendimento. O que poderia ter sido um desastre para a rede de "massas rápidas", acabou virando um trunfo, onde alegaram (em uma continuação bem humorada do vídeo, estrelado pelo mesmo personagem) que pessoas mal humoradas trabalham em qualquer lugar. E ainda conseguiram divulgar o seu SAC, convocando os clientes que não estivessem satisfeitos com o atendimento nas lojas a procurá-los. Hoje, quase um ano depois as pessoas ainda comentam sobre esses vídeos. São campanhas assim que me inspiram a seguir meu caminho no mundo do marketing.


Postado por: Cleures Loiola da Rocha, aluna do 2º período do curso de graduação tecnológica em Marketing da Universidade Castelo Branco, consultora de automação comercial, casada e mãe de 2 meninos que adoram comer macarrão.

Receitas - Penne com salmão e vagem

Penne com salmão e vagem: esse prato vai dar o que falar!!
Foto: Sheila Oliveira

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de penne de grão duro cru (170 g)

. ½ colher (sobremesa) de margarina light
. 2 dentes de alho picados
. 1 cebola pequena picada
. 2 filés grossos de salmão (300 g) ou 1 lata de atum light
. 1 colher (chá) de sal
. 2 tomates firmes sem pele e sem semente cortados em cubos
. 16 vagens finas e inteiras
. 1 folha de louro
. 2 colheres (sopa) de salsa picada
. 4 ramos de manjericão fresco
. 1 colher (sopa) de azeite de oliva 


Modo de preparo

Cozinhe o penne al dente, escorra e reserve. Em uma panela antiaderente, aqueça a margarina e doure o alho e a cebola. Tempere o salmão com meia colher de chá do sal e doure-o dos dois lados. Retire e reserve. Na mesma panela, junte o tomate, a vagem, o louro e o restante do sal. Deixe apurar. Adicione a salsa, o manjericão e o salmão em lascas. Ajuste o sal e misture na massa delicadamente. Regue com o azeite e sirva em seguida.

Receitas - Espaguete com tomate-cereja e requeijão

Espaguete com tomate-cereja e requeijão: as crianças vão adorar
Foto: Mauro Holanda

Ingredientes

. 3 colheres (sopa) de azeite

. 1 dente de alho amassado
. 250 g de tomate-cereja cortado em quatro
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 1/2 pote de requeijão
. 1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão
. 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. 400 g de espaguete cozido al dente

Modo de preparo

1. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho. 


2. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Mexa delicadamente. 

3. Tampe a panela e deixe refogar em fogo brando por 2 minutos. 

4. Junte o requeijão e misture até derreter. 

5. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão e o queijo ralado. 

6. Misture ligeiramente com o espaguete e sirva em seguida.

fonte:http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-espaguete-tomate-cereja-requeijao-504261.shtml

Piraquê inova e investe em fábrica

Obras ficam prontas em 2015 com recursos de R$ 100 milhões via financiamento do BNDES

29 de abril de 2013 | 19:34



A Piraquê, tradicional fabricante de alimentos que tem como carro-chefe os biscoitos e massas, quer ir além e inicia este mês o lançamento de novos produtos, em mercados onde ainda não atua. Em maio. é a vez de colocar nas gôndolas as batatas onduladas da marca, que ganharam o nome de “Carioca”. Em seguida, ainda neste semestre, será a vez dos refrescos em pó. Alexandre Colombo, diretor de Marketing da Piraquê, diz que o objetivo é competir com os players do mercado e o principal aposta para o sucesso é a relação emocional com o consumidor fluminense tem com a marca. Hoje, 70% das vendas dos produtos Piraquê são concentradas no Rio e o restante se divide nas cidades de São Paulo, Espirito Santo (com 12% cada) e Bahia. “O morador carioca, o fluminense em geral, tem essa relação emocional com a marca. São 63 anos de existência. Buscamos a qualidade dos nossos produtos e o consumidor responde a isso no ponto de venda, ainda que nossos produtos sejam até 20% mais caros. A questão é que mantivemos o mesmo volume nos pacotes e não seguimos a tendência de monodosadores ou de embalagens com porções menores”, explica ele. 
    A Piraquê terá, em 2015, uma nova unidade de produção, no município de Queimados. A atual fábrica fica em Madureira. A empresa conseguiu um financiamento de R$ 100 milhões no BNDES para as obras e compra de maquinário. Para 2013, a meta é crescer em torno de 15% o faturamento, na comparação com o ano passado, quando a Piraquê fechou a ano com R$ 615 milhões no caixa.
    “Estamos no limite da capacidade com produção de nove mil toneladas de biscoitos e massas por mês. Para crescer mais precisamos de mais espaço”, diz. 

Seção: Rio de Negócios
Fornecedor: Lupa Clipping
Por: Érica Ribeiro, do Rio de Janeiro.
Fonte: Jornal Brasil Econômico em 29 de abril de 2013 19:29
Pesquisar Tags:
Piraquê, Queimados, nova fábrica, fluminense, batatas onduladas

Fonte: http://www.foodandnews.com/4058-Piraquê%20inova

EXPOSIÇÃO RECOMENDADA NOS MERCADOS PARA VENDA DE MASSAS EM GERAL PRINCIPALMENTE MACARRAO.

• O melhor local para expor o macarrão é junto de massas secas e instantâneas, além de sopas e caldos.
• Identifique o fluxo do corredor.
• A partir dele, comece organizando a gôndola com os produtos de maior valor agregado, nesta ordem: grano duro, massa caseira, especiais (lasanha, integrais, etc.), ovos, sêmola e comum.
•Os segmentos geradores de tráfego devem ficar no meio do corredor.



SORTIMENTO POR PERFIL
Classes A/B
grano duro, caseiro, ovos, sêmola


Classes C/D/E
caseiro, ovos, sêmola, comum



SAIBA MAIS

Para as classes A/B, o mix deve incluir as versões grano duro, caseiro, ovos e sêmola; para as classes C/D/E, caseiro, ovos, sêmola e comum .
2 quilos é quanto o shopper compra em média por mês

Fonte de informação: Guia de Categorias 2012 (J. Macêdo) (11) 2132-7256
Fontes de variação de preço: IPCA
Fontes de faixas de faturamento e evolução de volume e valor: empresas com base em dados Nielsen
 Fonte : www.sm.com.br/Macarrao

Macarrão: uma paixão mundial

ABIMA: Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias.



O macarrão é um alimento tão popular no mundo que ganhou, há 14 anos, uma data para ser festejado: 25 de outubro, Dia Mundial do Macarrão. O Brasil, que é o terceiro maior fabricante do mundo, ocupa a 12ª posição no ranking mundial e a 5ª colocação no ranking das Américas de consumo per capita, com 6,6 kg por habitante/ano. Os maiores consumidores per capita são Itália, com 28 kg por habitante/ano, e Venezuela, com 13 kg por habitante/ano.
De acordo com a Abima (Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias), o País tem um grande potencial para elevar o consumo de macarrão. Isso se deve à boa aceitação do produto nos lares brasileiros, ao preço baixo e às suas características nutricionais.  Segundo Claudio Zanão, diretor presidente da Abima, o macarrão tem presença garantida na mesa do brasileiro, mas o que falta é fazer com que o consumidor prove outros formatos e novas combinações de massa alimentícia e molho. Só no Brasil são mais de 30 variedades. “A antiga receita dos tradicionais espaguete e fusilli com molho bolonhesa é deliciosa, mas acaba cansando”, destaca.
Para aumentar o consumo de macarrão, a Abima tem promovido uma série de ações, entre as quais se destaca a primeira edição da “Rota 25 – Caminho do Macarrão” que, entre 17 e 31 de outubro, estará movimentando as cidades paulista e Rio de janeiro com a divulgação de pratos à base de macarrão. Dez importantes restaurantes de massas alimentícias de ambos os estados, estão participando e cada um desenvolveu uma receita exclusiva para o evento.
A iniciativa, criada para festejar o Dia Mundial do Macarrão, é um projeto piloto e a intenção dos organizadores é que ela passe a ser realizada em outros Estados a partir do próximo ano.  O evento de São Paulo e Rio de Janeiro  é patrocinado pela Adria, Barilla, Cadore, Petybon e Renata.

O Dia Mundial do Macarrão foi criado durante o primeiro congresso mundial sobre o alimento, que reuniu os principais fabricantes do mundo em Roma, na Itália, em 1995. “Além de saboroso, macarrão é nutritivo e fácil de preparar. Ele também tem a ver com família e amigos reunidos em volta da mesa. É por isso que ele é uma paixão e faz a alegria de muita gente”, destaca Claudio Zanão

Receitas - Coxinha com Massa de Macarrão

Além de ser fácil e gostosa é muito bom para reunir os amigos.



ingredientes

Massa:

·         1 pacote de macarrão espaguete
·         2 copos de farinha de trigo
·         2 colher de manteiga
·         1 tablete de caldo de galinha
·         farinha de rosca

Recheio:

·         1 peito de frango
·         1 cebola picada
·         1 copo de requeijão
·         azeitonas picadas

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão com o caldo de galinha em um litro de água, deixe bem cozido e quase seco. Deixe esfriar um pouco.
Cozinhe o frango com sal. Depois de frio desfie bem fino e refolgue com o óleo, a cebola, o alho amassado e cebolinha, refolgue bem e em seguida desligue o fogo e acrescente o requeijão, misture e reserve-o.
Coloque no liquidificador o macarrão cozido e bata até formar uma massa bem pesada, ponha a massa em uma bacia que possa amassar, e vá pondo a farinha de trigo aos poucos até dar o ponto da massa de coxinha.

Montagem:

Pegue um pouco da massa do tamanho de sua preferência, abra a massa, ponha o recheio e modele no formato da coxinha.
Em uma vasilha, coloque água com um pouco de leite e em outra vasilha a farinha de rosca.
Passe a coxinha na água, escorra um pouco e passe na farinha de rosca, frite em óleo quente, quando dourada retire e ponha no papel toalha.

Com dólar baixo, produtos importados invadem o Brasil

O aumento excessivo de importações prejudica as indústrias brasileiras, as exportações e a criação de mais empregos no país.
No Brasil, um dos efeitos mais visíveis da perda de valor da moeda americana é a invasão dos importados.
Macarrão italiano, molho de tomate americano, fraldas também dos Estados Unidos ou do México. Vinho merlot chileno a R$ 11,98 e nacional mais caro, a R$ 13,90. A boneca fabricada aqui, R$ 12,97, e que veio da China, bem parecida, R$ 8.
É o efeito do dólar barato. Nesta quinta, a moeda americana teve a maior queda para um único dia em cinco meses. Fechou cotada R$ 1,678. No ano, o dólar acumula baixa de quase 4%, resultado da grande quantidade de dólares que chega ao Brasil. Parte vai para a bolsa de valores que, nesta quinta-feira, teve alta de 1,52%.
Mas a indústria brasileira está sofrendo com o dólar baixo. No Salão do Automóvel, as estrelas são os importados. Só fabricantes chineses são nove. E a perda tem dois lados: no mercado interno, os importados chegam com preço acessível e concorrem com os nacionais. No mercado externo, nossos produtos ficam mais caros e perdem participação nas vendas.
Hoje, de cada cem automóveis emplacados no Brasil, quase 20 são importados. Há alguns anos, eram apenas cinco.
“À medida que estamos aumentando excessivamente as importações, estamos gerando empregos fora do país, quando o correto é aumentarmos as exportações e gerarmos empregos no Brasil”, declarou Cledorvino Belini, da Anfavea.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, diz que o pacote americano não ajuda a economia dos Estados Unidos e só prejudica os parceiros comerciais.
“Não adianta ficar jogando dólar de helicóptero na economia, porque isso não fará brotar o crescimento. O único resultado que tem é você desvalorizar o dólar para que os Estados Unidos tenha competitividade maior no comercio internacional. Tanto é verdade que hoje nós estamos com déficit comercial com os Estados Unidos. Isso nos afeta”.
Mas há quem ache que esses dólares podem garantir mais crescimento econômico no Brasil.
“É como se esse dinheiro estivesse queimando na mão das pessoas e elas quisessem ir para lugar que tem crescimento, que tem renda maior, que as empresas aumentam seus lucros, acaba tendo uma oferta de investimento maior, o que é positiva para a economia”, disse o economista Luís Fernando Figueiredo.

Edição do dia 04/11/2010
04/11/2010 21h50 - Atualizado em 05/11/2010 15h24

Basilar e Zabete patrocinam o Botafogo de Ribeirão Preto

Marcas doarão 1.400 pacotes de produtos mensalmente ao clube

A Basilar e a Zabet, marcas do grupo M. Dias Branco que atuam no interior de São Paulo, iniciaram um contrato de patrocínio ao Botafogo, time de futebol de Ribeirão Preto (SP), que consiste na doação de 800 pacotes de massas e 600 pacotes de biscoitos todo mês durante um ano ao clube.
“Iniciamos esta nova parceria, pois entendemos a necessidade que os atletas têm de incluir alimentos ricos em carboidratos em sua alimentação diária”, explica Marisa Palhares, Gerente de Marketing das marcas.




Quem pratica atividades físicas precisa ter uma alimentação equilibrada para manter a saúde e atingir os resultados desejados. Fazer exercícios requer muita energia e a inclusão de uma boa fonte de carboidrato na alimentação diária é indispensável. De acordo com Tereza Cibella, nutricionista e consultora da Basilar e da Zabet, o carboidrato presente nas massas é o combustível número um para o fornecimento de energia durante a prática de atividade física.
Com o patrocínio, as marcas terão seus logotipos expostos em três locais no estádio do Botafogo, no painel eletrônico durante os jogos e através de banners no site oficial do clube.
Fundado em 1918, o Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto teve sua primeira conquista no ano de 1927 quando consagrou-se Campeão do Interior Paulista. Atualmente, o time está entre as equipes que disputam a série A-1 do Campeonato Paulista.

Fonte:http://www.basilar.com.br/blog-basilar



Artigo: O setor de Marketing da Basilar  e Zabete está visando expor a sua marca em um time de futebol uma bela iniciativa, pois hoje é o esporte que mais leva pessoas aos estádios e que faz o ser humano se apaixonar mais e mais. Como todos nós sabemos qualquer atividade física sem exceção, precisa ter uma alimentação equilibrada. Pois você queima muita calorias, e com isso as massas tem carboidrato um combustível a mais para as atividades físicas. Visando isso também os torcedores que fazem qualquer atividade física acaba abraçando essa causa. Uma iniciativa de marketing que tem tudo para dá certo no ramo do esporte.


Postado por: Allan Pereira dos Santos, aluno do 2º período do curso de graduação tecnológica em Marketing da Universidade Castelo Branco, Auxilar de logística em uma empresa de transporte, casado, amante de uma boa partida de futebol seja lá qual for o time, e que como não podia deixar adoro uma boa massa.

Prepare um delicioso jantar e surpreenda quem você ama no dia dos namorados





Aproveite as dicas da Basilar para tornar esta data ainda mais romântica Jantar à luz de velas, pétalas de rosas espalhadas pela casa, um presente especial. Os detalhes se tornam indispensáveis para comemorar a data mais romântica do calendário: o Dia dos Namorados. A Basilar, marca de massas líder em vendas no interior de São Paulo, dá uma dica especial de como preparar uma noite ainda mais gostosa nesse dia tão esperado. Elabore um sofisticado e saboroso jantar com a receita de Gravata ao Molho de Filé Mignon com Alcachofra. Para acompanhar, escolha um vinho tinto de boa qualidade. A bebida harmoniza perfeitamente com o filé mignon do prato. 
Fique atento também à apresentação da mesa. Um delicado jogo americano ou uma toalha bonita, guardanapos de pano, talheres e copos elegantes e um arranjo de flores no centro deixam o ambiente mais elegante e sofisticado.

Confira abaixo como preparar a delícia sugerida pela Basilar e garanta sucesso na noite do Dia dos Namorados.

Gravata ao Molho de Filé Mignon com Alcachofra

Ingredientes:
1 embalagem de Gravata Semolada Basilar (500g)
100g de amêndoas torradas
queijo parmesão ralado
sal e salsinha picada a gosto

Molho de Filé Mignon:
5 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
500g de filé mignon, em tirinhas
100g de pimentão vermelho, em cubinhos
8 tomates maduros, sem pele, sem sementes e picados

Refogado do Fundos Alcachofra:
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
300g de fundos de alcachofra, picados
150g de tomate cereja, cortados ao meio


Modo de Preparo:
- Comece preparando o molho de filé mignon.
- Numa frideira média, o azeite e refogue o alho.
- Junte o filé mignon e refogue até fritar a carne.
- Acrescente o pimentão, os tomates, mexa delicadamente e deixe refogar até desmanchar o tomate.
- Acerte o sal, salpique a salsinha e reserve.
- Prepare o refogado de fundos de alcachofra.
- Numa frigideira média, aqueça o de azeite e refogue os dentes de alho. Junte a alcachofra, tomate cereja, deixe refogar por 3 minutos e reserve.
- Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.
-  Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de filé mignon e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.
- Acomode por cima o refogado de fundos de alcachofra e 100g de amêndoas, salpique a salsa, polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções
Preparo: Forno & Fogão
Tempo de Preparo: 30 minutos

Grau de Dificuldade: Fácil

fonte: http://www.basilar.com.br/blog-basilar

Receitas - nhoque da fortuna

Porção para quatro pessoas

Para preparar a massa
Purê de três batatas médias
1 maço de espinafre cozidos
100 gramas de parmesão ralado
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos e 1 pitada de noz moscada
2 xícaras de molho de tomate
1 punhado de tomate cereja
Alho picado
½ cebola
Flores de brócolis
Azeitona sem caroço e alcaparras a gosto
½ copo de azeite
½ copo de vinho branco seco
Sal, manjericão e pimenta a gosto
600 gramas de camarão médio descascado
O creme de espinafre é feito batido no liquidificador com dois ovos. Deve-se juntar o creme e o purê de batata, o queijo parmesão e uma parte da farinha (a outra parte é separada para enrolar o nhoque). Junta-se tudo, apertando com as mãos e depois é só fazer os rolinhos.

Para preparar o molho
Modo de preparo
O chef Mairton Oliveira, dá a dica para encontrar a espessura certa para o corte da massa. “Cortar muito grosso não vai ficar legal, porque o nhoque é pequeno. Fazemos também, uns furinhos com o garfo para que o molho ‘pegar’ na massa”, disse. Enquanto a massa vai para a água quente, é hora de fazer o molho.

Em uma frigideira, coloca-se o azeite, o alho, a cebola e deixa refogar um pouco. Depois é só adicionar o camarão durante dois minutos. Agora acrescenta-se os outros ingredientes para dar o tempo dos nhoques flutuarem. Depois é só colocar a massa junto com o molho e servir.

A história que envolve o nhoque




Muitos acreditam na simpatia do nhoque da fortuna, que, a cada mês, tem mais simpatizantes, seja pela esperança ou pela oportunidade de partilhar com amigos este momento de ilusão.

Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia. 

 Fonte: Redação Terra
Barilla muda receita para conquistar consumidor brasileiro
A maior fabricante de massas do mundo decidiu quebrar uma tradição centenária para ganhar espaço na mesa dos brasileiros.
Naiana Oscar, do Estadão conteúdo

 
A nova linha da Barilla, mais popular, chega às prateleiras dos supermercados da região Sudeste nesta semana e vai dividir espaço com a massa tradicional

São Paulo - Passados 136 anos desde a fundação da italiana Barilla, maior fabricante de massas do mundo, os três irmãos que hoje comandam a empresa decidiram quebrar uma tradição centenária para ganhar espaço na mesa dos brasileiros.

Pela primeira vez, desde que a Barilla era uma pequena casa artesanal de massas em Parma, no norte da Itália, a empresa abriu mão do ingrediente mais marcante em seus produtos para desenvolver uma fórmula que agradasse aos brasileiros.
 

Reconhecida por ter levado a mais de 100 países a receita do verdadeiro macarrão italiano, a Barilla trocou a farinha de trigo do tipo ‘grano duro’, que deixa a massa al dente, pela farinha de ‘grano tenro’, que faz o macarrão ficar molinho. Parece uma substituição meramente gastronômica, mas não é.
Ao contrário da Itália e de outros países da Europa, em que o consumo da massa do tipo ‘grano duro’ é predominante, no Brasil, ele representa apenas 3% de 1 milhão de toneladas de massas vendidas por ano.
Como essa variedade de trigo não é produzida por aqui, os brasileiros estão habituados a comer a massa de ‘grano tenro’ que, além de ser mais macia, custa menos da metade do preço.
A mudança - inédita para a Barilla no mundo - dá início a uma nova fase da empresa no País, com produto personalizado e fabricado localmente. A nova linha da Barilla, mais popular, chega às prateleiras dos supermercados da região Sudeste nesta semana e vai dividir espaço com a massa tradicional, importada desde a década de 90 para o Brasil.
 
Fonte:http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/barilla-muda-receita-para-conquistar-consumidor-brasileiro


Spoleto lança nova campanha com produtos de Parma






O SPOLETO resgata em suas origens alguns dos mais famosos sabores da gastronomia italiana. Desta vez a rede explora a herança italiana introduzindo no dia a dia do brasileiro o menu Sabores de Parma, com receitas inspiradas na cidade italiana conhecida como uma região onde se mangia bene, com produtos típicos de enlouquecer qualquer gourmet de plantão. Parma é a terra do presunto cru (prosciutto), entre tantas outras especialidades, que chega agora aos pratos do Spoleto.

lançamento do menu premium Sabores de Parma reforça a missão do Spoleto de democratizar a alta gastronomia, introduzindo produtos gourmet da culinária italiana no cotidiano do restaurante e por um preço acessível. A rede visitou três fábricas na Itália a fim de viabilizar o projeto inédito de introduzir itens gourmet como o presunto cru nas praças de alimentação.

- Oferecer produtos da alta gastronomia às pessoas que não podem frequentar restaurantes caros sempre foi o mote do Spoleto. É a nossa causa, presente desde o início, quando introduzimos o uso de massas secas de grano duro importado em nosso cardápio - declara Eduardo Ourivio, vice-presidente do Grupo Trigo, gestor do Spoleto.Menu SABORES DE PARMA
O menu Sabores de Parma, assinado pelo chef legítimo italiano Gianni Carboni, estará disponível a partir de 5 de Junho nos 288 restaurantes espalhados por todo o Brasil (menos em Sergipe, Mato Grosso e Piauí). São três sugestões de pratos, que podem ser complementados ainda com porção extra da estrela do cardápio, o presunto cru.

Pratos:
- Fettuccine ao molho Alfredo com presunto cru: a partir de R$ 20,90

- Massa tradicional ao molho quatro queijos com mussarela e presunto cru em modo crocante salpicado: a partir de R$ 13,90;

- Frango à Parmegiana com massa tradicional Bambini ao pomodoro: a partir de R$ 19,90.

Extras:

Fatia de Presunto Cru: R$ 4,50
Presunto Croc (presunto cru crocante): R$ 1,90
Frango à Parmegiana: R$ 11,90


 Um pouco sobre a origem do presunto cru
O nome Prosciutto deriva do latim e significa “completamente enxugado”, ou seja, o pernil suíno quase que completamente sem umidade. O segredo do verdadeiro presunto cru está nos detalhes e fases da cura. Um trabalho de antiquíssima tradição e passado de geração em geração, que engloba o equilíbrio dos perfumes e dos sabores de uma terra mágica e generosa, a qualidade e a escolha da matéria prima utilizada.
O presunto cru tem como ingredientes uma carne suína excelente e pouco sal (modo mais natural e genuíno de curar a carne). Desde os tempos dos Romanos, a região de Parma, nos Apeninos, com seu micro clima seco, vem criando condições perfeitas para a qualidade do presunto cru. Por séculos, a carne de porco é pacientemente salgada e curada por produtores da região ao redor da cidade de Parma. A cura é realizada pelo ar e sal e nada mais, o que cria o tom rosado, sabor adocicado e aroma autêntico do presunto de Parma, considerado o melhor do mundo.

Adria doa seis toneladas de macarrão para a 37ª Festa de San Gennaro


A Adria é uma das marcas patrocinadoras oficiais da tradicional Festa de San Gennaro 2010. Em sua 37ª edição, o evento acontece nos fins de semana entre os dias 4 de setembro e 10 de outubro na Móoca, em São Paulo. Ao todo serão doadas seis toneladas de Espaguete Ovos.
Adria e três mil pacotes de Tortinhas Festa, nos sabores Brigadeiro, Beijinho e Moranguinho Surpresa, e Tortinhas Mini, nos sabores Chocolate e Limão. A marca também promoverá o sorteio de kits com produtos para os visitantes do evento.
Como líder no mercado de massas, a marca Adria quer estar sempre mais próxima do consumidor.  A expectativa em 2010 é receber mais de 150 mil pessoas e superar o consumo registrado em 2009, quando foram preparados mais de 60 mil pratos de macarronada, 20 mil fogazzas, 10 mil doces típicos, 70 mil pedaços de pizza, 50 mil polentas, 80 mil lanches de calabresa e 20 mil antepastos. Durante a Festa de San Gennaro, a Móoca se transforma no principal ponto de encontro dos paulistanos que apreciam a cultura italiana e recebe dezenas de caravanas do interior do país.

Conheça alguns restaurantes que oferecem ótimas massas frescas












Hoje são 15 lojas, espalhadas pelos melhores bairros do Rio de Janeiro e Niterói. Com aproximadamente 1000 colaboradores capacitados, a equipe La Mole está sempre preocupada em manter a qualidade de seus produtos e aprimorar cada vez mais seus pratos, ambientes e atendimento.” Filiais: Barra, Barra Sopping, Botafogo, Carioca Shopping, Centro, Copacabana, Icaraí, Iguatemi, Ilha Plaza, Ipanema, Leblon, Norte Sopping, Plaza Niterói, Rio Sul e Tijuca. 














O Gula Gula oferece um mix variado de saladas e pratos quentes. As saladas sofisticadas, com apuro de gourmet, são resultado de uma mistura balanceada de molhos leves e vegetais tenros que surpreendem o paladar. Os pratos quentes, consistentes e saborosos, trazem em seu preparo o conceito de comida saudável. A casa segue a tendência mundial de alimentos com baixa caloria e alta nutrição.” 






A Caravelle é uma casa aberta há 40 anos que oferece variedade de massas e pizzas da tradicional culinária italiana. Localizada no tradicional bairro de Copacabana, o restaurante conta com um menu de mais de 40 opções de pizzas, entre doces e salgadas, além das massas, como lasanhas, espaguetes, raviólis entre outras.” Horário: Diariamente, 17h às 0h. Rua Domingos Ferreira, número: 221 Loja A, Copacabana Zona Sul Rio de Janeiro, telefone: (21) 2235-7789 / (21) 2236-7771. 








Endereços do Restaurante Capricciosa:
Filiais: Ipanema, Jardim Botânico, Barra, Copacabana e Búzios.









O Restaurante Deliziosa fica na R. Visconde de Pirajá, 605, Lj B, Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2512-7699



Podemos encontrar uma loja do Spoleto em vários pontos da cidade e nos melhores shoppings.         








A história da Parmê começa há 40 anos, em 1972, no bairro de Vila Isabel. E hoje já são mais de 33 lojas em toda a cidade do Rio de Janeiro.