quarta-feira, 5 de junho de 2013

No Brasil temos várias empresas que fabricam massas, dentre elas temos:



A ADRIA foi construída em 1951, em São Geraldo, Porto Alegre por uma família de imigrantes italianos.
Em 1999, foram consolidadas as empresas Adria, Basilar, uma das maiores fábricas de massas do interior paulista, a Isabela, uma importante indústria de massas e biscoitos, que atua fortemente na região sul do Brasil e, posteriormente, a Zabet, grande fábrica de biscoitos com presença marcante em São Paulo, Rio de Janeiro e vários Estados da região Nordeste.
As quatro empresas foram integradas em 2001, criando a Adria Alimentos do Brasil, que já nasce fortalecida com três marcas líderes regionais e outra com significativa projeção no cenário nacional. Essa fusão visou unir as aquisições em um único empreendimento, de forma a centralizar o planejamento estratégico, agilizar processos operacionais e potencializar as oportunidades de mercado, com altos investimentos em renovação tecnológica, recursos humanos, pesquisas mercadológicas, lançamentos se produtos e campanhas publicitárias. Em 2003, a organização foi adquirida pelo grupo M. Dias Branco, de Fortaleza, líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas alimentícias, atuando ainda nos segmentos de moagem de trigo, refino de óleo, gorduras, margarinas e cremes vegetais, além dos setores imobiliários e de hotelaria, estando presente em todo o território nacional.
Em 2012, a Adria Alimentos do Brasil Ltda. foi incorporada à M. Dias Branco S/A Ind. e Com. de Alimentos, tornando-se uma única empresa.


A PIRAQUÊ fez 60 anos em setembro de 2010. Quem viu a fábrica do Rio nos anos 50 não imagina que hoje ela tenha mais de 3.500 funcionários, e toda sua produção de biscoitos, massas e margarinas controlada por computadores.
Alta tecnologia também no laboratório de controle de qualidade, desde a matéria prima até o produto final.
Tudo isso para garantir que o produto chegue fresquinho a mais de 60.000 postos de venda só no Estado do Rio.
O coração da Piraquê é uma sala de controle.
Toda a produção de massas, biscoitos e margarinas é controlada por computadores, desde o recebimento da matéria-prima até o produto embalado. Dessa forma, não há contato humano na produção, garantindo um alto nível de higiene em todo o processo.
A tecnologia da fábrica da Piraquê pode ser mostrada de várias formas.
Na fábrica de massas e biscoitos, por exemplo, existem milhares de sensores espalhados por todas as etapas de fabricação, controlando desde a quantidade de ingredientes até o ponto certo da massa no forno.
A fábrica conta com um parque gráfico próprio, responsável por todas as embalagens, e laboratórios decontrole de qualidade equipados para testar a matéria prima e o produto final, garantindo sempre o melhor resultado.
A matéria prima é da melhor qualidade. Um exemplo disso é a gordura hidrogenada utilizada na produção de biscoitos: ela é produzida na fábrica de margarinas da Piraquê.
Controle de qualidade do começo ao fim.
Tudo isso faz com que a Piraquê seja reconhecida mundialmente pela sua qualidade e pelo seu trabalho, tornando-se uma das fábricas mais modernas do mundo.


A SELMI conta com duas modernas unidades produtoras: a maior localizada em Sumaré e outra localizada em Londrina. Ambas as estruturas apresentam máquinas de ultima geração e plantas industriais planejadas para expandir a qualquer momento, sem interferir em sua produtividade. É importante ressaltar que todas as linhas de produção são totalmente automatizadas, sem qualquer contato manual com os produtos que, por sua vez, são elaborados somente com ingredientes selecionados e rigorosamente analisados.
A Selmi possui as marcas Renata e Galo.
Unidade Sumaré
Inaugurada em 2000, a unidade de Sumaré é considerada a fábrica mais moderna da América do Sul, e uma das mais modernas do mundo, em seu segmento. Com mais de 38 mil m² de área total construída produz 11.000 ton/mês de massas, 400 ton./mês de bolos, 3.000 ton./mês de farinhas e mistura e 1.000 ton./mês de biscoitos.

Atualmente essa unidade mantém seis principais máquinas em pleno funcionamento na produção de massas. Duas de macarrão tipo espaguete com capacidade para produzir 2.200 kg./h e 4.000 kg./h; duas para a massa cortada (capacidade de 4.000 kg./h e 6.000 kg./h cada uma); uma para macarrão tipo ninho e aletria (capacidade de 1200 kg./h) e uma máquina para a produção de macarrão instantâneo com capacidade para 350 pacotes/minuto e um sistema de empacotamento dos mais modernos e automatizados existentes. 

Além da fábrica de massas, a unidade de Sumaré também possui uma fábrica para a produção de bolos e biscoitos, com 9.943 m² de área total construída.
A Farinha de Trigo Especial Renata e a Semolina de Trigo Durum Renata também são produzidas na unidade de Sumaré.

Unidade Londrina
Inaugurada na década de 60, a unidade de Londrina é uma das fábricas mais tradicionais do país. Dirigida exclusivamente à produção de massas, essa unidade possui uma máquina para massa longa tipo espaguete (capacidade de 2500 kg./h); uma máquina para massa cortada (capacidade de 2.000 kg/h), duas para massa tipo ninho (com capacidade de 350 kg/h, cada uma), e uma para macarrão instantâneo (capacidade de 1.200 kg/h). Com 13 mil m² de área construída a fábrica de Londrina produz cerca de 110 das 150 toneladas diárias que tem de capacidade. 

Seja na unidade de Sumaré ou de Londrina, tecnologia e estrutura não faltam para produzir os melhores alimentos, tanto em quantidade quanto em qualidade. Mas, o Pastifício Selmi é muito mais que isso. É gente também. Por isso, seus profissionais trabalham com empenho, prazer e uma vontade de aprender contínua para sempre selecionar os ingredientes perfeitos, oferecer os melhores produtos e lançar as novidades mais gostosas. Alimentos de qualidade que deliciam, facilitam e encantam a vida de muitas famílias, de muitas gerações.






Como se faz macarrão



VINHOS RECOMENDADOS PARA UMA BOA MASSA




  • A escolha do vinho ideal para acompanhar uma massa depende basicamente do molho de preparo do prato
  • Quanto mais forte for o gosto do molho mais potente precisa ser o vinho
  • Observe também a cor do molho – se for branco, escolha um vinho branco, por exemplo já os vinhos tintos são mais indicados se houver carne vermelha em grande quantidade como no molho à bolognesa.
  • Seguindo estas dicas, a harmonização entre vinhos e massas não fica difícil.

MOLHO DE TOMATE – Prefira vinhos com acidez mais elevada para acompanhar massas com molho de tomate, a maioria dos vinhos casa muito bem com este tipo de molho. O estilo do vinho italiano tem uma acidez que vai de encontro com o molho de tomate uma ótima opção para acompanhar massas com molho de tomate são os vinhos tintos de uva  Nero d´Avola da Sicília da região do Piemonte, escolha um Dolcetto d´Alba ou Barbera d´Asti por exemplo. Se quiser um vinho da Toscana para acompanhar uma massa com molho de tomate, o clássico Chianti é excepcional.

MOLHO À BOLOGNESA – Os vinhos italianos fazem bonito na harmonização com massas ao molho à Bolognesa há diversas opções que casam bem com esse molho. Algumas das melhores opções são o Montepulciano d´Abruzzo Rosso di Montalcino e Barbera d´Asti ou D´Alba.

PIZZA – Em geral, a harmonização entre vinhos e pizzas não é complicada este é um prato que cai bem com diversos vinhos, mas alguns sabores de pizza complicam a escolha do vinho. As pizzas de atum, aliche, camarão e alcachofra são as que merecem cuidado adicional na hora de escolher um vinho, para acertar ainda mais na escolha, os vinhos jovens da Itália caem muito bem com diversos sabores de pizzas também acompanha bem a maioria dos sabores um vinho Carménère chileno, um espanhol Tempranillo ou um Merlot do Brasil.

MOLHO BRANCO OU GRATINADO – Para as massas com molho branco ou gratinado, opte pelos vinhos brancos mais encorpados. Dê preferência também para os vinhos com amadurecimento em barris de carvalho, os vinhos brancos elaborados com as uvas Chardonnay, Viognier e Verdelho são os mais indicados para harmonização com massas que tenham molho branco ou gratinado.

Os formatos do macarrão

Compridos, finos, grossos, furados, letras, números e etc. 

Aqui vamos mostrar os mais conhecidos:

TALHARIM










MIOJO













CONCHIGLIONI OU CONCHA




CABELO DE ANJO











SPAGHETTI












RIGATONI












PENNE















FUSILLI













FARFALLE ou GRAVATA