terça-feira, 11 de junho de 2013

Macarrão engorda ou não?


   Nos últimos anos o mercado de massas alimentícias tem registrado crescimento em torno de 18%. E, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) este número tende a crescer. Isso porque a falta de tempo tem feito com que a praticidade seja um quesito primordial na hora da compra. O que significa que o consumo de produtos de fácil preparo, como o macarrão, por exemplo, deverá aumentar. 

"Atualmente o tempo médio gasto para preparar refeições é de 20 minutos, ao passo que na década de 80 as pessoas chegavam a ficar duas horas envolvidas com o preparo de um prato na cozinha", comenta Cláudio Zanão, presidente da Abima. 

Para Zanão, foi-se o tempo em o macarrão era tido como inimigo de uma dieta saudável. Hoje, inclusive, estudiosos do mundo todo apoiam cada vez mais a importância de vários tipos de alimentos nas refeições, ao invés de um único tipo de comida ou nutrientes individualmente considerados. 

"Durante um congresso científico realizado em 2010 no Rio de Janeiro, 13 pesquisadores de diferentes nacionalidades divulgaram um consenso no qual defenderam que as refeições saudáveis com massas alimentícias são um componente chave de muitos padrões alimentares saudáveis em todo o mundo, como a Dieta Mediterrânea, já comprovada cientificamente", ressalta Zanão. 

A nutricionista Vanderli Marchio, ri, que fez parte do Consenso Científico, defende que comer macarrão em porções adequadas combinado com legumes e verduras não contribui para o ganho de peso. 

"Para a maioria dos especialistas em nutrição o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos, sendo assim, não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário